
Teatro Marquise Branca - Foto: PMJN
A reforma do Teatro Marquise Branca, em Juazeiro do Norte, atingiu nesta semana 90% de conclusão, de acordo com a prefeitura. O investimento é de cerca de R$ 7 milhões, provenientes de recursos próprios do município. O projeto inclui novos ambientes de convivência, construção de um primeiro andar e acessibilidade total.
Além da reestruturação dos espaços existentes, a obra contempla a criação de salas de estudo que também servirão para oficinas, além de salas de dança, música e canto, camarins, auditório, espaços para apresentações e uma cafeteria. “A proposta é oferecer um ambiente completo, acolhedor e acessível para atividades culturais e educativas”, informou o município.
O prédio também abrigará a Escola de Artes, que receberá estudantes da rede municipal. O local será usado para aulas, oficinas, apresentações e eventos voltados à arte e cultura. A praça em frente ao teatro também foi revitalizada e conta com uma academia popular instalada no local.
O equipamento cultural foi construído onde funcionava o antigo matadouro público de Juazeiro do Norte. O nome do teatro homenageia a atriz Albertina Brasileiro, conhecida como Marquise Branca. Considerada uma das maiores personalidades do teatro nacional e sul-americano nas décadas de 1930 e 1940, ela viveu em Juazeiro do Norte antes de seguir carreira internacional.