Foto: Guto Vital/ Site miseria
Impulsionada pelos festejos que acontecem durante o mês de julho, a região do Cariri deve receber um grande número de turistas, resultando em impactos positivos na economia local. De acordo com levantamento realizado pela Secretaria do Turismo do Ceará (Setur), a ocupação da rede hoteleira neste período deve superar 94%, apenas entre os dias 9 e 16 deste mês. O Festival Expocrato e a 45ª edição da Vaquejada de Juazeiro do Norte são os principais eventos que contribuem para o fluxo de visitantes.
Conforme estimativa da Setur – CE, Crato e Barbalha desfrutarão de, respectivamente, 92,8% e 91,3% no aumento da demanda turística, equanto Juazeiro do Norte deve contar com números próximos de 100% de ocupação da rede hoteleira. Com isso, a Secretaria avalia que a média de gasto por turista deve ficar em torno de R$ 1.746,40, que resultará em um impacto econômico em torno de R$ 200 milhões.
“Identificamos um alto fluxo de turistas como consequência dos festejos realizados na região que tem Juazeiro do Norte como um dos centros. A expectativa é que, especialmente nos períodos de festas como a tradicional Vaquejada, a feira agropecuária e o Festival Expocrato, hotéis e pousadas registrem alta procura e lotação de reservas”, pontua a secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque.

