Foto: Ascom Sema
Neste domingo (12), o projeto Viva o Parque, do Governo do Ceará, fará estreia no Parque de Exposição de Crato, onde funciona a Área de Relevante Interesse Ambiental (ARIE) Riacho da Matinha. A atividade inclui brincadeiras gratuitas, oficiais e jogos sempre aos domingos, de 8h às 12h.
Artur Bruno, titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA), e coordenador do projeto aposta na ideia “com atividades de esporte, lazer e educação ambiental, o Viva o Parque do Crato deve reunir milhares de famílias nos finais de semana, à semelhança do que já ocorre na Região Metropolitana de Fortaleza”, ressalta.
O Viva o Parque existe há 5 anos em Fortaleza e está em lugares como o Parque do Cocó, Floresta do Curió e APA do Maranguapinho, e em Caucaia, no Parque Botânico.
As atividades são gratuitas e reúnem zumba, aeróbica, dança de salão, massoterapia, brincadeiras tradicionais, jogos coletivos, palhaços, parede de escalada, slack line, yoga, tai chi shuan, oficinas de educação ambiental, beach tênis, altinha, futevôlei, jogos de tabuleiro.
“É o principal e mais longevo projeto de Educação Ambiental em Unidades de Conservação do Ceará”, explica Ulisses Rolim, coordenador de Educação Ambiental da SEMA.
De acordo com a Sema, o Viva o Parque Cariri funcionará dois domingos seguidos, 12 e 19 de junho, e deve paralisar as atividades durante o período da Expocrato, retornando em seguida, para perfazer um total de 50 domingos consecutivos.
Além do Cariri, o Viva o Parque ocorrerá neste domingo, normalmente, em mais quatro UCs estaduais: Parque Estadual do Cocó – único local com passeio de barco, que precisa ser agendado pelo fone (85)98527.8216, e o arvorismo, que também pode ser praticado aos sábados –; Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) do Sítio Curió; e na Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Maranguapinho, em Fortaleza, e no Parque Estadual Botânico do Ceará, em Caucaia.

