
Foto: Marciel Bezerra/Funceme
A região do Cariri foi o maior destaque do Ceará em relação às chuvas do mês de outubro, com volume médio acumulado de 50,8 milímetros, o índice aponta crescimento de 358.5% da média normal (11,1mm). Os dados são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Das 28 municípios da macrorregião, 25 registraram chuvas, a maior delas foi registrada na cidade de Porteiras, posto Sítio Saco com 195.5mm, seguido de Abaiara no posto de mesmo nome com 161mm.
Veja outros índices:
Crato (Posto: LAMEIRO) : 159mm
Missão Velha (Posto: GAMELEIRO DE S. SEBASTIÃO) : 156mm
Brejo Santo (Posto: BREJO SANTO) : 138mm
Missão Velha (Posto: MISSÃO VELHA) : 137mm
Porteiras (Posto: PORTEIRAS) : 137mm
Juazeiro Do Norte (Posto: JUAZEIRO DO NORTE) : 133.2mm
Jardim (Posto: JARDIM MIRIM) : 133 mm
Brejo Santo (Posto: POCO DO PAU) : 129.4mm
Ceará
Pelo grande volume de chuvas registrado na macrorregião do Cariri, o estado do Ceará finalizou o mês de outubro com média de 7.3 mm, o que representa um desvio de 84.4% na média normal para o período (3,9mm).
Previsão
Em novembro, a previsão do tempo segue com condições de estabilidade, mas com possibilidade de chuvas isoladas e pontuais. Entre as 7h desta quarta (2) e as 7h desta quinta-feira (3), o Ceará registrou chuvas em cerca de 14 municípios, porém de fraca intensidade. Em Porteiras, na região do Cariri, os pluviômetros marcaram 24 mm.
Para esta quinta-feira (3), a previsão é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com chuva na Ibiapaba, no sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. No Maciço de Baturité, há uma baixa possibilidade de chuva isolada.
Já para sexta-feira (4), o cenário é de céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com com chuva na Ibiapaba, no sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. No Litoral do Pecém e Litoral de Fortaleza, há uma baixa possibilidade de chuva isolada.
No sábado (5), o Funceme aponta céu variando de parcialmente nublado a poucas nuvens em todas as macrorregiões com com alta possibilidade de chuva no sul do Sertão Central e Inhamuns e no Cariri. No Litoral do Pecém e Litoral de Fortaleza, há uma baixa possibilidade de chuva isolada.
As chuvas esperadas devem correr pela aproximação de um sistema frontal, que está na altura do litoral do estado da Bahia e que favorece a organização de áreas de instabilidades sobre o Nordeste do Brasil. As precipitações terão intensidade variando de fraca a moderada. Efeitos locais como, relevo, temperatura e umidade deverão contribuir também para precipitação.