Compartilhar
publicidade
publicidade
Cariri ganha oito programas de residência veterinária aprovados pelo MEC
As residências abrangem áreas relacionadas à Saúde Pública, incluindo assistência médico-veterinária, cuidado com animais e ações de vigilância.
Nathalie Fernandes
Residência em Medicina Veterinária
Imagem Ilustrativa. | Foto: Reprodução/ Getty Images

A região do Cariri passa a contar com oito novos Programas de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária, aprovados pela Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) para o Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão). A decisão, votada em plenária no dia 26 de outubro, foi publicada nesta quarta-feira (3) pelo Ministério da Educação (MEC).

O edital de seleção para ingresso nos programas será divulgado em breve nos canais oficiais da instituição. Cinco das residências já têm início previsto para 2026, nas seguintes áreas:

  • Anestesiologia Veterinária
  • Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia
  • Clínica Médica de Animais de Companhia
  • Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais
  • Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária

Formação

O reitor da Unileão, Jaime Romero, afirmou que a criação das residências amplia a formação profissional na região do Cariri e atende demandas locais da área de saúde. Segundo ele, os programas devem fortalecer serviços, gerar novas oportunidades para egressos e contribuir para o setor produtivo.

As residências abrangem áreas relacionadas à Saúde Pública, incluindo assistência médico-veterinária, cuidado com animais e ações de vigilância.

Os novos programas seguem a Portaria MS/MEC nº 8.995, de 28 de novembro de 2025, que define a residência em saúde como modalidade de pós-graduação orientada pelo trabalho e supervisionada por profissionais habilitados. A formação será prática e realizada em serviços vinculados às necessidades regionais.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria