Imagem Ilustrativa. | Foto: Reprodução/ Getty Images
A Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (CNRMS) aprovou oito Programas de Residência Uniprofissional em Medicina Veterinária do Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (Unileão), em decisão tomada em plenária no dia 26 de outubro e publicada nesta quarta-feira (3 de dezembro), por meio do Ministério da Educação (MEC).
O edital de seleção será divulgado em breve nos canais oficiais da instituição. Cinco dos programas já têm início previsto para 2026:
- Anestesiologia Veterinária
- Clínica Cirúrgica de Animais de Companhia
- Clínica Médica de Animais de Companhia
- Clínica Médica e Cirúrgica de Grandes Animais
- Diagnóstico por Imagem em Medicina Veterinária
Formação
O reitor da Unileão, Jaime Romero, afirmou que a criação das residências amplia a formação profissional na região do Cariri e atende demandas locais da área de saúde. Segundo ele, os programas devem fortalecer serviços, gerar novas oportunidades para egressos e contribuir para o setor produtivo.
As residências abrangem áreas relacionadas à Saúde Pública, incluindo assistência médico-veterinária, cuidado com animais e ações de vigilância.
Os novos programas seguem a Portaria MS/MEC nº 8.995, de 28 de novembro de 2025, que define a residência em saúde como modalidade de pós-graduação orientada pelo trabalho e supervisionada por profissionais habilitados. A formação será prática e realizada em serviços vinculados às necessidades regionais.

