Compartilhar
Publicidade

 
Publicidade

 
Restrição a bandas em barracas fora da área do “Inferninho” na ExpoCrato visa bem-estar animal, diz Accoa
Programação principal de shows permanece inalterada.
Bruna Santos
Foto: Nívia Uchoa.

A edição de 2025 da Exposição Agropecuária do Crato (ExpoCrato), maior feira agropecuária do Norte e Nordeste, contará com uma nova medida voltada ao bem-estar dos animais. Restaurantes e quiosques instalados na área conhecida como “Inferninho” poderão receber apresentações musicais ao vivo, desde que respeitem o limite máximo de 60 decibéis de emissão sonora, conforme estipulado no alvará municipal. Com isso, o uso de bandas ao vivo em outros espaços, perto de argolas e pavilhões, será proibido. 

A decisão, anunciada em reunião no mês de março, gerou divergências entre alguns comerciantes. Parte desses trabalhadores temem que a mudança possa impactar o movimento nas barracas. 

Em resposta ao Portal Miséria, representantes das associações de criadores de animais afirmaram que a medida foi decidida em comum acordo, e que é o resultado de reivindicações das entidades de proteção animal. “Recebemos muitas denúncias de criadores e associação de proteção animal falando sobre o barulho alto. Ano passado, havia quatro restaurantes lado a lado com bandas. É insustentável”, disse Josué Brito, presidente da Associação dos Criadores do Cariri.

Suellem Fortaleza, da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos da Bio-Região do Araripe, reforçou que a medida não exclui artistas locais. “O palco Mestre Elói continua, o palco da URCA continua, as bandas locais vão tocar nesses palcos. Não há nenhuma supressão das bandas regionais. O que é inviável é cada restaurante botar uma banda, como foi no ano passado”, explicou.

Destaca-se que a programação principal de shows da ExpoCrato segue normalmente com as atrações nacionais e regionais. 

 

 

*Matéria atualizada às 15h29 para mudar o título de “Accon” para “Accoa”.
Compartilhar
Comentar