Cavalgada da Romaria da Baixa Rasa, no Crato. Foto: Ascom/Crato.
Neste domingo (25), a cidade do Crato recebe a 111ª edição da Romaria da Baixa Rasa, reunindo fiéis, cavaleiros e grupos tradicionais. A programação contempla a cavalgada e a celebração da missa na Chapada do Araripe, além de atrações culturais.
Com apoio da Prefeitura do Crato, o evento é realizado todos os anos no dia 25 de janeiro e conta com um cronograma diversificado. A concentração acontece na Capela São José Operário, no bairro Lameiro, a partir das 7h30, com saída da cavalgada prevista para às 8h em direção à Santa Cruz, dentro da Floresta Nacional do Araripe (Flona).
No local, será realizada a missa anual e orações, além das apresentações de grupos culturais, como reisado e caboclinhos, que celebram a fé e a história local.
A origem da tradição
A festa de Santa Cruz da Baixa Rasa teve início há décadas, quando um vaqueiro vindo de Pernambuco se perdeu na Chapada do Araripe. Seu espírito tornou-se símbolo de fé para os moradores da região quando, em 1914, uma peste ameaçou o Cariri e Vó Pretinha recorreu à cruz do vaqueiro como forma de promessa, tendo sua prece atendida.
Desde então, a Romaria da Baixa Rasa mantém viva essa devoção que atravessa gerações.