Foto: Reprodução CBMCE
Em janeiro deste ano, o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) apagou 36 incêndios em veículos em todo o estado.
No balanço estatístico de 2022, a guarnição atendeu 419 ocorrências de incêndios em veículos em todo o território estadual. O número é superior aos anos de 2021, 2020 e 2019, quando a corporação atendeu 336, 396 e 412 ocorrências, respectivamente.
De acordo com o CMBCE, os incêndios em veículos são evitados tomando medidas preventivas:
– Revise regularmente seu veículo por um mecânico de confiança. Isso inclui verificar o sistema elétrico, o sistema de combustível, as mangueiras e outras peças críticas.
– Evite fumar no carro: o tabaco é uma das principais causas de incêndios em veículos. Evite fumar no carro e mantenha isqueiros e cigarros acessíveis for a do alcance de crianças.
– Cuidado com objetos inflamáveis: não armazene objetos inflamáveis, como líquidos inflamáveis, perto do motor ou dos sistemas elétricos.
– Instale detectores de incêndio: os detectores de incêndio podem ajudar a detectar incêndios em seus estágios iniciais e evitar danos graves ao veículo.
– Conheça a localização do extintor de incêndio: certifique-se de que você conheça a localização do extintor de incêndio no veículo e saiba como usá-lo corretamente em caso de emergência.
Os incêndios podem acontecer por diversos fatores, sendo estes:
Linhas de combustível
Um dos fatores que podem causar incêndio em veículo é o combustível. Portanto, é importante verificar o estado das linhas de combustíveis e se as mangueiras estão em dias. É importante também levar a um mecânico de confiança, para que ele investigue se há algum furo ou perfuração, assim como, se estas estão ressecadas ou com dobras que possam favorecer o desgaste e por conseguinte sua ruptura.
Superaquecimento
Do mesmo modo, é possível, por conta da alta rotação acontecer o superaquecimento. O motor atinge altas temperaturas, podendo emitir um vapor de óleo ou combustível. Uma medida simples mas muito eficiente que pode contribuir para o não superaquecimento é a verificação do nível do óleo e abastecer sempre com o produto certo. Porque esta composição foi concebida para se evitar que a água congele ou evapore.
Sistema de freio
Nesse sentido, a conferência do sistema de freio pode evitar seu travamento. O veículo ao trafegar com as rodas travadas pode superaquecer e provocar um princípio de incêndio.
Vazamento
Ainda assim, outra prevenção importante é sempre observar por onde trafega e estaciona seu veículo. Pois se o veículo estiver com vazamento, ao estacionar em algum lugar com mato seco, por exemplo, é possível que este cenário possa causar um incêndio na vegetação e por conseguinte no seu veículo.
Revisão no sistema GNV
A princípio, caso disponha de veículo com o gás (GNV), é fundamental e basilar sempre importante conferir se há vazamento e fazer essa revisão no sistema antes do tempo recomendado. Alerta, importante fazer o sistema de reteste no cilindro a cada 5 anos para evitar incêndio e explosões.
Escute e observe o rendimento de seu veículo
Juntamente com os outros itens já elencados, o condutor também deve ajudar na revisão do seu veículo, observando se o alternador está travado ou algum rolamento, pois o motor está funcionando com resistência, causando o contato da barra e o metal, o que pode provocar um incêndio. O condutor pode não saber da questão técnica mas pode sentir o carro e verificar se este está perdendo força, se apresenta algum barulho estranho e diferente, ou seja, algo que possa ser relatado na revisão de modo a contribuir com a segurança do condutor e manutenção saudável do seu veículo. Observou algo diferente, procure seu mecânico de confiança.
Pane elétrica
Uma das principais causas de incêndio é a pane elétrica, normalmente ocasionada pela colocação de mais equipamentos no veículo que muitas vezes não são certificados, aprovados ou permitidos. É o caso de um carregador, por exemplo, importante consultar o manual do veículo ou a autorizada do fabricante se é correto o uso.

