Foto: Agência Miséria
O primeiro bimestre da quadra chuvosa chegou ao fim. Segundo a Funceme, o bimestre fevereiro-março foi o mais chuvoso do Ceará desde 1986. Este período é fundamental para os açudes da Bacia do Salgado, que aproveitam os primeiros meses para armazenar água para todo o ano.
Em janeiro, nem um dos 15 açudes da Bacia do Salgado alcançou volume de armazenamento superior a 90% da capacidade. Já em março, dois reservatórios alcançaram volume superior a 100% da capacidade: o Gomes, em Mauriti, e o Rosário, em Lavras da Mangabeira.
No entanto, de abril para cá o volume de armazenamento dos açudes Rosário, em Lavras da Mangabeira, e Gomes, em Mauriti, recuou. Atualmente, o Rosário registra 99.73% da capacidade total, enquanto o Gomes registra 97.45%.
O armazenamento da Bacia do Salgado é de suma importância para todo o Estado, pois é responsável por abastecer o Açude Castanhão, um dos três maiores reservatórios do Ceará.
Confira os índices da Bacia do Salgado:
| CIDADE | AÇUDE | VOLUME |
| Lavras da Mangabeira | Rosário | 99.73% |
| Mauriti | Gomes | 97.45% |
| Cedro | Ubaldinho | 90.13% |
| Barro | Prazeres | 59.98% |
| Várzea Alegre | Olho d’Água | 56.98% |
| Granjeiro | Junco | 54.26% |
| Aurora | Cachoeira | 52.57% |
| Crato | Thomás Osterne | 46.7% |
| Caririaçu | São Domingos II | 46.29% |
| Baixio | Jenipapeiro II | 31.27% |
| Icó | Tatajuba | 28.2% |
| Brejo Santo | Atalho | 26.26% |
| Mauriti | Quixabinha | 21.84% |
| Icó | Lima Campos | 18% |
| Juazeiro do Norte | Manoel Balbino | 9.51% |

