Foto: Marcello Casal/Agência Brasil.
A Secretaria de Saúde de Juazeiro do Norte (Sesau) manifestou-se na noite da última quinta-feira (9) sobre um caso suspeito de intoxicação por metanol na cidade, que evoluiu para óbito. Em nota, a pasta afirmou que trata-se de uma pessoa do sexo masculino, de 56 anos, com histórico de etilismo crônico e outras comorbidades associadas.
O paciente deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Lagoa Seca na quarta-feira (8), onde relatou quadro de dor abdominal, dispneia, êmese, hipotensão e sinais clínicos compatíveis com intoxicação por metanol.
“Foram adotadas medidas de suporte clínico e realizada coleta de material para investigação. No decorrer da noite, o paciente apresentou agravamento do quadro clínico, evoluindo com hipotermia e piora hemodinâmica, vindo a óbito na madrugada desta quinta-feira, 9 de outubro de 2025”, explicou a Sesau.
Após a suspeita de intoxicação, equipes da Vigilância Sanitária Municipal junto ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde realizaram visita na casa do paciente e no estabelecimento em que a bebida foi adquirida.
“O produto encontrado possui as autorizações do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e não tem características visuais de possível adulteração. Apesar disso, o produto foi devidamente coletado e acondicionado para investigação”, apontou a secretaria.
Destaca-se que o caso é considerado suspeito quando a pessoa que ingeriu bebida alcoólica apresenta embriaguez persistente e desconforto gástrico (dor de barriga, náuseas ou vômitos) somados a forte dor de cabeça, confusão mental e alteração visual. Ao perceber piora ou persistência de um desses sinais, entre 6 e 72 horas após a ingestão de bebida alcoólica, é recomendado buscar imediatamente uma unidade de saúde.
A atualização das notificações pode ser acompanhada na página oficial da Secretaria de Saúde.
O que fazer na suspeita de intoxicação por metanol?
- Buscar atendimento médico;
- Levar embalagem e/ou amostra da bebida ingerida;
- Acionar os serviços de urgência: 0800 722 6001 (Disque-Intoxicação Anvisa); ou CiaTox Ceará (85) 3255-5050;
- Avisar a outras pessoas que possam ter ingerido a mesma bebida.

