Foto: Reprodução
O Secretário de Segurança de Juazeiro, Cláudio Luz, participou do lançamento do programa Município Mais Seguro pelo Ministério da Justiça em Brasília. Num primeiro momento, a iniciativa contemplará municípios que possuem efetivo superior a 200 Guardas Municipais num investimento total de 170 milhões. Nesse contexto e tendo na sua corporação 310 GCMs, Juazeiro se insere dentre os primeiros 93 municípios brasileiros prontos a participarem do programa federal.
Segundo o secretário, o projeto dará aporte a iniciativas já desenvolvidas no Juazeiro quando pretende fortalecer a Patrulha Maria da Penha e ampliar o número de bases de segurança comunitária. Vai favorecer ainda o atendimento à saúde mental dos agentes que, em Juazeiro, já contam com o NAP (Núcleo de Atenção Psicossocial). Também constam no programa a possibilidade da compra de armamento não letal, rádio comunicação, viaturas e coletes balísticos.
De acordo com Cláudio Luz, são equipamentos que a Prefeitura de Juazeiro vai adquirindo conforme a disponibilidade dos recursos municipais. Como frisa, o apoio desse programa do governo federal vai facilitar esse reforço na estrutura para dar melhores condições de um trabalho mais eficiente da CGM ampliando os resultados satisfatórios. Ele explicou que está aguardando a publicação dos editais para avaliar cada um e buscar a captação de recursos federais para a segurança em Juazeiro.

