Compartilhar
Secretária diz que acompanha realocação de idosos após interdição de abrigo em Juazeiro do Norte
Em entrevista ao Miséria/M1, Josy Lima ela detalhou as ações da prefeitura para garantir o bem-estar dos idosos.
Rogério Brito
Secretária de Assistência Social Josy Lima | Foto: Guto Vital/ M1
Secretária de Assistência Social Josy Lima | Foto: Guto Vital/ M1

Após a Justiça determinar a interdição de um abrigo de idosos localizado no bairro Campo Alegre, em Juazeiro do Norte, a secretária municipal de Assistência Social, Josy Lima, afirmou nesta sexta-feira (16) que acompanha de perto a situação dos acolhidos. Em entrevista ao Miséria/M1, ela detalhou as ações da prefeitura para garantir o bem-estar dos idosos.

“[Essa entidade] já vinha sendo inspecionada pelo Ministério Público e pelo Conselho do Idoso, e recentemente foi orientado o fechamento da instituição. Enquanto parceiro, o município precisa cuidar do bem-estar desses idosos”, explicou.

Segundo Josy, equipes da Secretaria de Saúde participaram de um levantamento no abrigo para avaliar a situação social e física dos acolhidos e planejar a realocação em instituições adequadas. “Fazer uma avaliação da situação física desses idosos, para, assim, nós cuidarmos, buscarmos o acolhimento, buscando instituições que tenham as condições de acolher”.

A decisão foi tomada após ação do Ministério Público do Ceará (MPCE) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI), que apontaram graves irregularidades no Abrigo da Melhor Idade, como falta de profissionais essenciais, higiene precária, alimentação insuficiente e retenção de documentos e benefícios previdenciários dos acolhidos.

O fechamento da ILPI foi motivado, ainda, por casos de negligência, como um idoso internado com lesões por pressão em estágio avançado e a constatação de desnutrição e sarcopenia em cerca de 30 idosos atendidos. A 3ª Vara Cível de Juazeiro do Norte determinou que os acolhidos não permaneçam na instituição nas condições atuais, e que o município garanta a realocação segura e adequada.

Assista à entrevista:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria