Compartilhar
publicidade
publicidade
Seguindo atos do país, movimentos populares organizam manifestação contra a PEC da Blindagem em Juazeiro do Norte
A manifestação faz parte do calendário nacional de atos em mobilização contra a PEC da Blindagem e o Projeto de Lei de anistia que contempla os condenados e investigados envolvidos no 8 de janeiro de 2023.
Bruna Santos
8M Cariri
Ato do 8M no Cariri Foto: Bento Caetano/Revista Bárbaras.

Após a aprovação da PEC da Blindagem na Câmara do Deputados, movimentos sociais e partidos políticos organizaram manifestações em todo o país. Os atos acontecem neste domingo (21). Um deles, será em Juazeiro do Norte, a partir das 9h, no Mercado do Pirajá. 

A movimentação, idealizada por mais de 10 grupos regionais estudantis, sindicais e populares, também critica a aprovação do requerimento de urgência do Projeto de Lei (PL)  162/2023, de autoria do deputado Marcelo Crivella (Republicanos). O PL propõe anistia aos envolvidos em “manifestações de cunho político” realizadas entre 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da proposta – que inclui os condenados e investigados envolvidos no 8 de janeiro de 2023.

Os apoiadores da PEC da Blindagem argumentam que o texto visa proteger parlamentares para exercerem sua função sem medo de “perseguição política”. No entanto, os críticos à PEC apontam que a medida blinda os deputados e senadores de responder por seus crimes, tendo em vista que o texto prevê que qualquer abertura de ação penal depende de autorização prévia, em votação secreta, da maioria absoluta do Senado ou da Câmara.

A sociedade brasileira que elege seus representantes políticos não pode aceitar que eles se transformem em uma casta protegida, blindada dos crimes que possam cometer. Além disso, a PEC da Blindagem favorece que integrantes do crime organizado se elejam para não serem investigados. Essa PEC é um escárnio. É a face mais nítida do corporativismo político”, diz trecho da mensagem de convocação ao ato compartilhada nas redes sociais.

 

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria