Foto: Jean Messias
O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto, localizado em Crato, deve se tornar uma nova Unidade de Conservação (UC) de Proteção Integral do estado do Ceará. A partir das 09 desta quinta-feira (13), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) realiza uma consulta pública para aprovação do espaço como Parque Estadual do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto. O momento acontece na sede do Geopark Araripe.
De acordo com a equipe técnica, a justificativa para a criação do Parque é de conservação da biodiversidade, manutenção e recuperação da flora local, gestão em mosaico e criação de corredores ecológicos interligando às UCs próximas.
O documento afirma ainda, que Unidade permitirá um incremento da economia local e regional, a incorporação da população na dinâmica do Parque e a parceria com instituições de ensino.
“A história sociopolítica e religiosa de luta e resistência da população que habitou/habita o território do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto precisa ser fortemente cuidada, preservada e divulgada, dada a sua importância, ainda não plenamente analisada, para a comunidade local, regional e nacional. Preservar a história do Caldeirão, o que inclui também a sua biodiversidade remanescente, é uma responsabilidade que deve ser compartilhada por todas as gerações e por todos os poderes públicos constituídos”, explica a equipe técnica.

