Foto: Ascom Barbalha
Como parte da programação da Semana de Conscientização do Autismo, o município de Barbalha promoveu capacitação para professores e cuidadores do Atendimento Educacional Especializado (AEE). A iniciativa, que abordou diversos assuntos relacionados ao Autismo, visou intensificar e especializar as políticas de educação inclusiva no Município.
Para o secretário de Educação, João Paulo Olegário, o primeiro passo é trabalhar pela conscientização sobre inclusão. “Precisamos abraçar o novo, o diferente que na verdade é igual”, disse. Já para a psicóloga Joelma Calixto, a formação tem como objetivo promover a qualificação e aprimoramento dos profissionais.
“Essa é uma discussão super necessária e nossos profissionais precisam estar preparados para receber e acolher alunos autistas”, ressaltou a psicóloga.
De acordo com a Secretaria de Educação do município, desde 2013 é obrigatória a presença de cuidadores nas escolas. Estes, são atribuídos de apoiar e auxiliar individualmente alunos que não realizam atividades do cotidiano escolar de forma independente, garantindo que eles permaneçam na instituição de ensino.

