Foto: Gabriel Souza e Luyan Costa/DCOM
Entre os dias 28 de junho e primeiro de julho de 2022, estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2021 poderão se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingressarem em Instituições de Ensino Superior (IES).
Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), a edição 2022.2 do Sisu será a primeira com a oferta de cursos superiores na modalidade Educação a Distância (EaD).
Além dos cursos presenciais de Administração, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais e Medicina, a instituição passa a ofertar também os cursos tecnólogos de Análise e Desenvolvimento de Sistema e de Produção Multimídia. Essas duas formações têm duração de dois anos ou de quatro períodos letivos.
Os cursos EaD serão ofertados em seis polos: Assaré, Icó, Iguatu, Milagres, Missão Velha e Santana do Cariri. Especificamente o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas vai ofertar 200 vagas: 33 em Assaré, 34 em Icó, 33 em Iguatu, 34 em Milagres, 33 em Missão Velha e 33 em Santana do Cariri.
Já o curso de Produção Multimídia vai ofertar outas 200 vagas, com a mesma distribuição do quantitativo: 33 em Assaré, 34 em Icó, 33 em Iguatu, 34 em Milagres, 33 em Missão Velha e 33 em Santana do Cariri.
As demais 190 vagas ofertadas serão distribuídas da seguinte forma: Administração (50), Engenharia Civil (50), Engenharia de Materiais (50) e Medicina (40). Quanto ao local de oferta, com exceção do curso de Medicina (oferecido no campus Barbalha), as formações são ministradas no campus Juazeiro do Norte. Do total de vagas, 50% serão destinadas a estudantes que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, conforme determinado pela Lei nº 12.711/2012.
As vagas reservadas às cotas são subdivididas para estudantes de escolas públicas com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio e para estudantes de escolas públicas, independentemente da renda. Em ambos os casos, também será levado em conta o percentual para pretos, pardos e indígenas. Nas cotas, também estão as vagas destinadas a pessoas com deficiência.
O cronograma de inscrição, de seleção e de matrícula dos candidatos segue o Edital da Secretaria de Educação Superior (SESu) do Ministério da Educação, publicado no Diário Oficial da União (DOU) e disponibilizado no endereço eletrônico dedicado ao SiSU/MEC. Assim, a matrícula da chamada regular está prevista para ocorrer entre os dias 13 a 18 de julho de 2022.

