Compartilhar
publicidade
publicidade
“Só serve quando é na política”: organizador de evento de sons automotivos defende caráter social e econômico dos encontros
Evento que aconteceu no final de agosto, no Parque de Eventos Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, repercutiu negativamente entre moradores devido ao barulho causado pelos paredões de som.
Bruna Santos
Cícero Tayanderson Santos, organizador do Encontro de Som Automotivo. Foto: Guto Vital / Portal Miséria.

A organização de eventos voltados à competição e encontro de admiradores de sons automotivos tornou-se um ponto de discussão em Juazeiro do Norte. No dia 31 de agosto, o Parque de Eventos Padre Cícero recebeu o ‘Encontro de som automotivo tinning & rebaixados, show de moto willy’, que repercutiu nas redes sociais devido a reclamação dos  moradores acerca do barulho.

O evento, que ocorreu das 14h às 21h, obteve autorização da Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju) e, segundo os organizadores, cumpriu todas as determinações legais exigidas, incluindo a notificação de órgãos como o Corpo de Bombeiros, Departamento Municipal de Trânsito e demais secretarias.

Segundo o idealizador do evento, Cícero Tayanderson Santos, os encontros são realizados desde 2019.  “A gente tem um propósito também do lado social, hoje a gente soma quase 30 mil toneladas de alimentos doados, a gente já fez doação vaquinha para a criança que estava em hospitais, no hospital Padre Cícero, se tratando de uma enfermidade, a gente conseguiu arrecadar em torno de 13 mil reais, o som automotivo, certo?”, afirmou.

Além do caráter social, para a organização, o momento é uma forma de dar destaque aos profissionais que trabalham com o som automotivo na região. Segundo Thayanderson, hoje cerca de 50 pessoas do Cariri mantêm suas famílias com o setor.  Hoje tem espaço para tudo, vaquejada, tiro ao alvo, tudo hoje tem espaço. E o som automotivo? Só serve quando é na política, porque a gente vê política, carreatas com um monte de paredões, eu inclusive sou o mais procurado aqui na região, questionou.

Evento recolheu alimentos para doação. Foto: Guto Vital / Portal Miséria.

De acordo com alguns moradores com residências ao redor do Parque Padre Cícero, é necessário pensar em outros espaços para a realização dos encontros, devido ao incômodo que pessoas doentes, idosos e crianças podem ter com o barulho. “Todos os moradores que moram ali na redondeza do parque de eventos Padre Cícero, eles têm uma documentação informando que ali é um local, uma zona de barulho, porque tem eventos. E é uma vez perdida no ano, duas, mas os  resultados são cestas básicas, são um lado social que é muito importante para o nosso município”, comentou o organizador sobre as reclamações.

Os organizadores também cobram que os municípios pensem na causa, considerando a geração de empregos e renda. “Temos aquilo que a gente gosta, temos o nosso hobby, não é só para a gente estar de cabeça baixa”, finalizou Thayanderson.

Assista a entrevista:

 

Grau de moto como esporte

Em maio deste ano, a Câmara de Juazeiro do Norte aprovou o projeto de lei que reconhece a prática de empinar motocicletas, conhecida como “grau”, e outras manobras, como modalidade esportiva no município. A proposta, de autoria do vereador Lukão (PSDB), foi aprovada por unanimidade, com 15 votos favoráveis e nenhum contrário.

Câmara aprova projeto que reconhece “grau” como esporte em Juazeiro do Norte

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria