Rodovia que liga os municípios de Salitre e Campos Sales | Foto: Wilson Oliveira/ Pyrilampo Filmes/ Governo do Ceará
O número de municípios do Cariri com situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional subiu para cinco em razão da estiagem. Além de Salitre, incluído na semana passada, Caririaçu, Assaré, Araripe e Campos Sales já haviam sido reconhecidos em decretos anteriores.
Os reconhecimentos foram publicados em diferentes edições do Diário Oficial da União (DOU), mas têm em comum os impactos provocados pela estiagem prolongada na região.
Com a medida, as prefeituras ficam autorizadas a solicitar recursos do Governo Federal para ações de defesa civil, como aquisição de cestas básicas, água mineral, refeições para trabalhadores e voluntários, além de kits de limpeza de residências, higiene pessoal e dormitório.
Segundo o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), as solicitações devem ser feitas por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). A partir dos planos de trabalho apresentados, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional analisa as metas e os valores solicitados.
Estiagem no Cariri
Os reconhecimentos de situação de emergência ocorrem em meio ao agravamento do cenário de seca no Cariri. Segundo o último relatório do Monitor de Secas, 100% dos municípios da região permanecem em situação de seca. Em novembro, houve aumento na severidade do fenômeno: 21 municípios passaram a enfrentar seca grave e outros oito seguem com seca moderada.
Na região, apenas Antonina do Norte, Assaré, Tarrafas, Altaneira, Nova Olinda, Farias Brito, Várzea Alegre e Granjeiro ainda apresentam cenário de seca moderada, de acordo com a plataforma.