Compartilhar
Publicidade
Publicidade
SPS promove cursos profissionalizantes em 16 territórios indígenas do Ceará; Crato é contemplado
As ofertas incluem áreas como gastronomia, mídias sociais, estética e administração. 
Maurício Júnior
Foto: Ascom SPS

Territórios indígenas de Crato e outros 15 municípios do Ceará receberão cursos profissionalizantes por meio do Programa Criando Oportunidades, da Secretaria da Proteção Social (SPS). As ofertas incluem áreas como gastronomia, mídias sociais, estética e administração.

De acordo com a pasta, participarão dos cursos povos Kariri, Tapeba, Potyguara, Pitiguary, Tremembé, Tabajara, Tubiba-Tapuya, Kalabaça e Tapuya-Kariri.

No total, serão 17 turmas, cada uma com 20 estudantes. Além da formação, as pessoas participantes receberão kits de trabalho para que iniciem sua trajetória profissional.

A primeira turma será em Tamboril, com povos Potyguara e Tabajara, que receberão o curso de Auxiliar de Eletricista.

Conforme a coordenadora de Inclusão Social da SPS, Jéssica Souza, entre 2023 e 2024, 5.893 pessoas já foram contempladas com o Programa. “Levar estes cursos para territórios indígenas é muito importante para nós que coordenamos o programa, pois estamos ajudando efetivamente a diminuir as vulnerabilidades destas comunidades. Queremos incentivar jovens e adultos destes territórios para que se capacitem e transformem suas trajetórias através da inclusão social e profissional”, disse.

Por fim, a SPS destaca que o Programa Criando Oportunidades atua em todo o Ceará, formalizando mulheres chefes de família cadastradas no CadÚnico, bem como trabalhadores em busca de emprego e grupos socialmente vulneráveis.

Confira os município que receberão os cursos:

  1. Crato
  2. Tamboril
  3. Caucaia
  4. Boa Viagem
  5. Acaraú
  6. Canindé
  7. Crateús
  8. Itapipoca
  9. Itarema
  10. Maracanaú
  11. Monsenhor Tabosa
  12. Novo Oriente
  13. Pacatuba
  14. Poranga
  15. Quiterianópolis
  16. São Benedito
Compartilhar
Loading spinner
Comentar
+ Lidas
Publicidade