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TAES da UFCA realizam paralisação para reivindicar aprovação da Lei Orçamentária Anual 2025
A Lei Orçamentária Anual, que autoriza o Poder Executivo a utilizar os recursos arrecadados, era para ter sido votada no final de 2024. 
Bruna Santos
Paralisação foi realizada na última terça-feira (11). Foto: Reprodução.

Na última terça-feira (11) os Servidores Técnicos Administrativos em Educação (TAE) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) participaram do Dia Nacional de Paralisação para reivindicar a aprovação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 para o cumprimento do acordo que encerrou a greve da categoria em 2024, que inclui reajuste salarial e melhorias estruturais nas Universidades Públicas. 

Na UFCA, os técnicos realizaram uma  roda de conversa sobre a LOA e os impactos da Medida Provisória, além de um abaixo-assinado solicitando que a bancada cearense dos Deputados Federais reveja o orçamento da Universidade. “Mas, acima de tudo, a nossa luta também é pela sobrevivência da educação superior pública, porque, do jeito que está, o orçamento está muito defasado. Principalmente da nossa [UFCA]”, comenta Gedeão Correia, diretor de campus avançado do Sintufce.

Foto: Reprodução.

A mobilização, convocada pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-Administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil, também envolveu profissionais da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e da  Universidade Federal do Ceará (UFC).

Reivindicações da categoria

  • Cumprimento integral do Acordo de Greve de 2024, garantindo direitos conquistados na última negociação com o governo;
  • Aprovação da LOA de 2025, necessária para viabilizar reajustes salariais e melhorias estruturais nas universidades públicas;
  • Alteração da MP 1286/2024, que, no formato atual, pode comprometer a estabilidade e a valorização dos servidores técnico-administrativos;
  • Implementação da jornada de 30 horas semanais, sem redução de salários;
  • Garantia de investimentos nas instituições federais de ensino, assegurando seu funcionamento adequado e de qualidade.
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