Foto: Escola Francisco Clementino de Alencar.
No mês de novembro, mais de dez projetos desenvolvidos na região do Cariri foram reconhecidos pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE) com o Selo TCE Ceará Sustentável – Edição 2025. Entre os contemplados, destaca-se um projeto de pesquisa científica desenvolvido por alunos da E.M.E.I.F.T. Francisco Clementino de Alencar, em Salitre, que trouxe uma inovação: um gel cicatrizante derivado da própolis da abelha manduri.
Intitulado “PROGEL: Cicatrizante da própolis da abelha manduri no Sertão de Salitre”, o projeto é de autoria dos alunos Maria Bianca Carvalho Santos, do 6º ano, e José Cleiton da Silva Nascimento, do 7º ano, orientados pelo professor Cristiano Negreiros.
Cristiano explica como se deu a pesquisa: “Conseguimos desenvolver um produto a partir da própolis, que possui bioativos importantes para a cicatrização do tecido humano. A partir disso, também elaboramos um plano de regeneração ambiental e proteção às abelhas nativas”.

Foto: Escola Francisco Clementino de Alencar.
Com foco na preservação da fauna nativa, o PROGEL realiza a coleta sustentável da própolis, por meio do desenvolvimento de um meliponário e uma agrofloresta na escola, além de ações de educação ambiental em outras unidades de ensino do município.
A iniciativa foi escolhida pela Secretaria de Educação do município para representar a escola na premiação do Selo TCE: “Chegar a essa etapa é uma grande conquista, resultado de muito esforço, dedicação e incentivo à pesquisa. Seguimos investindo no protagonismo estudantil e no desenvolvimento científico em nosso município”, destacou o órgão.
O professor ainda destaca as futuras ações do projeto: “Também vamos desenvolver educação ambiental com os alunos, criar um projeto de extensão e envolver outras escolas, abordando sustentabilidade e emergência climática”.
Selo TCE Sustentável
O Selo TCE Ceará Sustentável é uma certificação do Tribunal de Contas do Estado do Ceará que reconhece e premia municípios e iniciativas que implementam boas práticas socioambientais e de sustentabilidade. Entre os critérios avaliados estão: responsabilidade social, inovação, gestão ambiental e impacto positivo para as comunidades.
O documento com todos os municípios contemplados no Ceará pode ser acessado clicando aqui
Leia também:
- Mais de dez cidades do Cariri são reconhecidas com o Selo TCE Ceará Sustentável
- Câmara de Vereadores do Crato está entre as três do Estado reconhecidas com o Selo TCE Ceará Sustentável

