Foto: Centec
Uma reunião realizada na última terça-feira (5), em Salitre, no Cariri, discutiu a implementação de uma rota turística da mandioca no município. De acordo com o município, o encontro abordou propostas e ações para valorizar essa cultura tradicional, considerada parte importante da identidade local.
A Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo informou que iniciou visitas a comunidades, fabricantes e proprietários de fábricas de farinha e raspadeiras. Os técnicos também têm visitado boleiras de puba, fazedoras de carimã, artesãos que transformam o burranho em vasos e organizadores de festas tradicionais, como a Tratorada e a Festa dos Mandiocutores e Farinheiras.
“É um roteiro especial que conta a história da mandioca em nosso município, desde o plantio até os pratos que chegam à nossa mesa. Na rota, o visitante poderá conhecer de perto o cultivo, acompanhar o processo de produção nas casas de farinha, descobrir receitas típicas e vivenciar a hospitalidade do nosso povo”, afirmou a diretora do Departamento de Turismo, Tereza Mara.
As discussões envolvem a Prefeitura de Salitre, por meio da Secretaria de Cultura, Juventude e Turismo, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, o Museu de Geodiversidade de Salitre e a Federação das Associações de Salitre.
O evento de lançamento, com data ainda a ser definida, contará com apresentações culturais, degustação de pratos à base de mandioca e rodas de conversa com mestres e mestras da tradição.

