Doação de sangue (Agência Brasil)
No “junho vermelho”, mês de conscientização para a doação de sangue, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) firmou parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) para estimular a doação de sangue voluntária entre os integrantes da comunidade acadêmica. O formulário foi assinado no último dia 13 e prevê ações de coleta em 5 de agosto e 2 de dezembro.
A parceria foi articulada pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, através da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT-Progep/UFCA).
Entre as ações a serem desenvolvidas pela UFCA, estão a identificação de locais apropriados para a doação voluntária de sangue; a promoção de, pelo menos, duas vezes ao ano realizar campanhas de doação de sangue na instituição e facilitar a divulgação das coletas na instituição.
As duas coletas que devem ser realizadas na UFCA já estão agendadas. A primeira será no próximo dia 5 de agosto, no Auditório Beata Maria de Araújo, campus Juazeiro do Norte; e a segunda, em 2 de dezembro de 2022, em local a definir.
De acordo com a titular da CQVT-Progep/UFCA, Mirna Fontenele, a parceria entre a UFCA e o Hemoce, além de captar mais doações de sangue, reafirma o compromisso social da Universidade com a população do Cariri.
“A problemática da falta de estoque nos bancos de sangue nos sensibiliza e nos move a apoiar campanhas internas de doação de sangue. Esperamos disseminar princípios como solidariedade e ajuda ao próximo na formação dos nossos estudantes e em nosso ambiente organizacional. Nossa expectativa é iniciar uma ação que ocorra de forma periódica e que possa contribuir eficazmente para ajudar a salvar vidas”, conta Mirna.
Com a parceria com o Hemoce, a UFCA passa a ser também uma Organização Cidadã, fazendo jus ao selo digital “Organização Cidadã”, para fixação em documentos oficiais, e a uma placa física, a ser exposta em local de preferência da instituição.
A doação de sangue é vital para tratar feridos em situações de emergência ou calamidades e possibilita procedimentos médicos seguros. Além disso, as doações são indispensáveis para que pacientes com doenças crônicas graves, como Doença Falciforme e Talassemia, possam viver por mais tempo e com mais qualidade. Uma única doação de sangue é capaz de salvar até 4 vidas.
Requisitos para doar sangue
Estar em boas condições de saúde (saudável, bem alimentado/a e com pelo menos 6h de sono, nas 24h anteriores à doação);
Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos só podem doar com consentimento formal dos responsáveis);
Evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação (Isso porque, Segundo recomendações da Organização Mundial de Saúde, o sangue recebido de uma doação deve ter até 10% de gordura. Quando esse limite é ultrapassado, torna-se mais difícil identificar doenças transmissíveis, como hepatites B e C, Aids, Sífilis e Chagas);
Apresentar documento original com foto, expedido por órgão oficial, ou cópia autenticada. Documentos aceitos: Carteira de Identidade (RG ou RNE), passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade Profissional, Carteira Nacional de Habilitação com foto ou Certificado de Reservista. Também são aceitos documentos eletrônicos, como a carteira nacional de habilitação, pelo aplicativo “Carteira Digital” e título de eleitor pelo aplicativo “e-Título”, desde que contenham a foto do/a candidato/a e que sejam validados pelas ferramentas “Vio:QR Seguro” e “e-Titulo”, respectivamente.

