Foto: Divulgação/ UFCA
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) oficializou, nesta segunda-feira (30), uma parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para criação de uma especialização em Economia Solidária, na modalidade de Educação a Distância (EaD). O curso será ofertado em parceria com a universidade francesa Conservatoire National des Arts et Métiers (Le Cnam).
A especialização terá um corpo docente formado por professores da universidade francesa e de oito IES brasileiras, incluindo a UFCA. Entre eles, pesquisadores e especialistas na prática da Economia Solidária, como os professores Jean-Louis Laville (coordenador interinstitucional do curso) e Joaquim Melo (um dos criadores do conceito de bancos solidários no Brasil).
Para a implantação do curso, a UFCA deverá receber transferências de recursos financeiros da Secretaria de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social (Sedes), vinculada ao MCTI. Segundo Dayvid Souza Santos, coordenador-geral de Tecnologias Sociais e Economia Solidária, os investimentos giram em torno de R$ 4 milhões.
Além da especialização em Economia Solidária, a UFCA anunciou a criação de um projeto de capacitação na área de Piscicultura – atividade relacionada à criação de peixes em ambientes controlados. Por meio dessa iniciativa, serão ofertados cursos de capacitação para pequenos produtores e agricultores familiares do Cariri.
“A gente está com a proposta de recuperar os tanques, colocar sistemas de aquaponia, que é associar a nutrição de vegetais à água de recirculação dos peixes, e propor rações alternativas para peixes. É um projeto de Pesquisa, de Extensão”, explica Ricardo Ness, professor do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade da UFCA.

