Foto: Agência Miséria
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) passou a emitir diplomas exclusivamente em formato digital para os concluintes de cursos de graduação que colaram grau a partir de 18 de junho deste ano. Com novo formato, expectativa de tempo de emissão passa a ser de uma semana.
A medida segue a Portaria nº 70, de 24 de janeiro de 2025, do Ministério da Educação (MEC), que determinou às instituições federais de ensino a adoção obrigatória do diploma digital até 1º de julho de 2025. Os diplomas físicos emitidos anteriormente continuam válidos.
Segundo a pró-reitoria de Graduação da UFCA, Priscilla, “a implementação do diploma digital significa, para além de uma adequação às normativas do MEC, um avanço para a UFCA, saindo de um processo burocrático, mais moroso, e entrando, de fato, na era digital”.
O MEC destaca que o objetivo é garantir maior agilidade e segurança na emissão e validação dos documentos. Para os cursos de pós-graduação stricto sensu, lato sensu e programas de Residência Médica, o prazo final para implementação do diploma digital é 2 de janeiro de 2026.

