Foto: Aglaíze Damasceno - Procult/UFCA
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) em parceria do Ministério da Cultura (MinC) inicia na próxima quarta-feira (23), uma série de atividades do Projeto de Saberes dos Mestres e Mestras da Cultura da Chapada do Araripe. A iniciativa promoverá 40 aulas-espetáculo, com diferentes grupos culturais da região como reisado, congada, mamulengo, dança do coco e xilogravura.
Com o tema “A Valorização e a Preservação dos Saberes Tradicionais Caririenses”, o projeto seguirá até julho de 2025. O primeiro encontro será na sede da ONG Beatos, no Crato, e contará com duas apresentações culturais: às 14h, a Mestra Dora ensinará o trançado com fibras naturais, e às 16h, o Mestre Dodô apresentará o tradicional Reisado de São Francisco.
Ao longo de três meses de execução, as aulas-espetáculo serão realizadas em diversos espaços culturais da região. As atividades acontecerão nos campi da UFCA, bem como em escolas públicas dos municípios de Barbalha, Brejo Santo, Crato, Juazeiro do Norte e Icó. Além disso, as aulas também serão oferecidas nos locais de atuação dos próprios Mestres e Mestras participantes.

