Compartilhar
publicidade
publicidade
UFCA promove seminário com uma das maiores referências mundiais em Economia Solidária no próximo dia 25 de abril
Também está programado o lançamento de dois livros do professor francês.
Clara Karimai
Foto: Divulgação

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebe na próxima terça-feira (25) o professor Jean-Louis Laville, do Conservatório Nacional de Artes e Ofícios (Cnam), na França, um dos principais pesquisadores do mundo em Economia Solidária e áreas relacionadas, para apresentação de palestra com tema “Emancipar por uma outra Economia”.

O encontro será realizado no Auditório Bárbara de Alencar do campus Juazeiro do Norte (Bloco E, piso inferior), a partir das 18h30. As inscrições já estão abertas e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no site da UFCA.

A exposição terá tradução comentada pelo professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA), Jeová Torres, também pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (Liegs/UFCA), com mediação da professora Polliana de Luna Nunes Barreto, atual coordenadora do Curso de Administração Pública e Gestão Social da UFCA. A presença no evento será certificada para participantes inscritos.

O Seminário com Jean-Louis Laville irá abordar criticamente os processos individuais e sociais de emancipação, a partir de reflexões sobre uma visão plural da Economia e de uma visão ampliada de Democracia.

A palestra de Jean-Louis é realizada pela UFCA – por meio do Liegs, do curso de Administração Pública e Gestão Social e das Pró-Reitorias de Extensão (Proex/UFCA) e de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) –, com apoio do Le Cnam, do Ateliê de Humanidades Editorial, da Embaixada da França no Brasil, do Banco Palmas e da Rede Brasileira de Bancos Comunitários.

Seminários de Gestão Social 2023

A palestra de Jean-Louis compõe a programação 2023 dos Seminários de Gestão Social. Os Seminários são promovidos anualmente, desde 2007, pelo Liegs/UFCA e pelo curso de Administração Pública e Gestão Social da UFCA, com o propósito de abordar e debater temáticas marcantes no âmbito da Gestão Social.

Programação do dia 24 de abril

A edição do dia 24 de abril, a trigésima quarta dos Seminários de Gestão Social, vai debater os resultados da pesquisa “Flexibilidade nas Relações de Trabalho na Economia do Compartilhamento: Um Estudo no Nordeste Brasileiro”, realizada, junto a motoristas por aplicativos, em sete cidades do Nordeste Brasileiro (Fortaleza, Juazeiro do Norte, Mossoró, Natal, João Pessoa, Recife e Salvador).

O estudo – coordenado pelo professor e pesquisador Jeová Torres, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA/UFCA) – foi financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O objetivo da pesquisa foi, a partir da análise do trabalho executado pelos motoristas por aplicativos, compreender e caracterizar as novas formas que o trabalho e as relações trabalhistas se apresentam no contexto da chamada “Economia do Compartilhamento”.

O evento também será no Auditório Bárbara de Alencar, às 18h30.

A primeira parte do seminário será dedicada à apresentação dos resultados da pesquisa, pelos coordenadores em cada cidade. Na segunda parte, representantes da associação de motoristas por aplicativo e de órgãos municipais responsáveis pela mobilidade, além de professores vinculados ao tema do Trabalho, vão discutir os dados da pesquisa, os desafios do contexto atual de precarização e as alternativas para o futuro dos trabalhadores das plataformas digitais.

Para participar do Seminário do dia 24 de abril, não é necessário fazer inscrição prévia.

Programação do dia 25 de abril

Já a edição do dia 25 de abril, a trigésima quinta dos Seminários, envolverá, além palestra de Jean-Louis Laville, a assinatura de um acordo de cooperação internacional entre o Le Cnam e a UFCA, com a presença do reitor da UFCA, professor Ricardo Ness.

Também está programado o lançamento de dois livros do professor francês – ambos publicados pela Ateliê de Humanidades Editorial. Um deles, “A Fábrica de Emancipação”, é uma síntese que combina as obras teóricas mais importantes do século 20 com as experiências emancipatórias do nosso tempo.

O segundo, “Uma economia para a sociedade”, analisa como nossas sociedades são compostas por uma vida econômica além do mercado e por uma política além do Estado. A obra é uma referência importante tanto para estudantes, para integrantes de associações, para cooperativas e para organizações de ajuda mútua; quanto para pessoas comprometidas com a iniciativa cidadã e com o fortalecimento de uma cultura cívica democrática.

Serviço

Curso de Administração Pública e Gestão Social da UFCA Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social

Site: liegs.ufca.edu.br

Instagram: @liegsufca

Referência mundial em Economia Solidária promove palestra na UFCA no próximo dia 25 de abril

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria