Compartilhar
publicidade
publicidade
UFCA terá emissora de televisão afiliada da Empresa Brasil de Comunicação
Além da UFCA, outras 31 universidades federais terão emissoras de rádio e TV.
Raiana Lucas
Foto: Valter Campanato

A Rede Nacional de Comunicação de Pública (RNCP), coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), anunciou nesta terça-feira (17), no palácio do planalto, a maior expansão de sua história. Um acordo de cooperação entre a EBC, a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e 31 universidades federais, foi assinado para a operação de 72 novas emissoras de rádio e TV. A Universidade Federal do Cariri (UFCA) foi uma das beneficiadas e terá uma emissora de televisão afiliada da EBC.

O reitor da UFCA, Silvério Freitas, destaca que o incentivo do governo federal para as universidades públicas terem emissoras de rádio e TV digitais possibilitará que a comunicação pública atue no combate às notícias falsas, ajude a popularizar a ciência e socialize o conhecimento produzido pelas instituições.

A UFCA agora irá buscar recursos financeiros para a implantação da infraestrutura física, a aquisição de equipamentos e a contratação de uma equipe de técnicos e outros profissionais necessários para a transmissão. Além disso, a programação da emissora será discutida com a comunidade acadêmica da instituição. Parte da programação será composta por retransmissões de conteúdos produzidos pela própria EBC, já que as emissoras serão afiliadas.

Estiveram presentes na assinatura do acordo de expansão os ministros Paulo Pimenta, da comunicação, Camilo Santana, da Educação, e Juscelino Filho, das Comunicações. Entre as demais autoridades, esteve a presidente da Andifes, Márcia Abraão, o presidente da Anatel, Carlos Baigorne, e o deputado José Guimarães (PT-CE).

Criada em 2007, a EBC é responsável pelo sistema público de comunicação federal, incluindo a rede pública de comunicação de Rádio e TV. A EBC gerencia as rádios Nacional e MEC, a Radioagência Nacional, a Agência Brasil e a TV Brasil, além do veículo governamental Canal Gov, e do programa Voz do Brasil.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria