Foto: Associação Brasileira da Piscicultura
A Universidade Federal do Cariri (UFCA) firmou parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) para capacitar pequenos produtores e agricultores familiares do Cariri na área de psicultura. As atividades não têm previsão para serem iniciadas.
Para dar funcionamento ao curso, a universidade receberá um investimento na ordem de R$ 1,7 milhão, que será utilizado na revitalização de ambientes, aquisição equipamentos, instalação de sistemas de aquaponia no campus, além da recuperação de 25 tanques.
“A gente está com a proposta de recuperar os tanques, colocar sistemas de aquaponia, que é associar a nutrição de vegetais à água de recirculação dos peixes, e propor rações alternativas para peixes”, afirma o professor do Centro de Ciências Agrárias da UFCA, Ricardo Ness.
Ainda de acordo com a UFCA, o curso será o primeiro projeto de pesquisa, inovação e transferência de tecnologia na área. A universidade deverá administrar os recursos durante 25 meses para a efetiva realização do curso.

