flapas/DepositPhotos
A Universidade Regional do Cariri (Urca) realizou, entre os dias 5 e 6 setembro, no campus Missão Velha, um simpósio que debateu o uso terapêutico da maconha. O evento reuniu pesquisadores, profissionais de saúde e pacientes para discutir os avanços científicos, aspectos legais e as práticas terapêuticas associadas à planta.
“O simpósio surge como um espaço pioneiro de debate e aprendizado sobre um tema que, embora seja cada vez mais discutido globalmente, ainda enfrenta muitos desafios e preconceitos em nossa sociedade. O evento reafirma o compromisso da URCA com a inovação, o progresso científico e a promoção do conhecimento”, justifica a universidade.
A programação do simpósio incluiu palestras, mesas-redondas, audiovisual e apresentação de projetos científicos. Um dos pontos altos do evento foi a apresentação do projeto da aluna Jaffina Syane, que aborda o uso do óleo da cannabis na prevenção e tratamento de doenças neurológicas, como o Alzheimer.
“A importância de eventos como este é ainda mais significativa em tempos de desinformação e preconceito. O acesso ao conhecimento científico e à informação de qualidade é essencial para que possamos compreender os potenciais benefícios e os desafios que envolvem o uso terapêutico da Cannabis”, reforça a Urca.