Vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Foto: João Risi/MS
Gestantes cratenses a partir da 28ª semana de gravidez já podem se imunizar contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR). Desde a última quarta-feira (10), o imunizante está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Crato. O atendimento na zona urbana ocorre das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h; na zona rural, das 8h às 14h.
A vacina contra o VSR tem como objetivo prevenir casos de bronquiolite em recém-nascidos. O vírus é responsável por cerca de 75% dos episódios da doença nessa faixa etária e por aproximadamente 40% dos casos de pneumonia em crianças menores de dois anos.
Segundo a Secretaria de Saúde do Município, é essencial que gestantes no terceiro trimestre recebam a imunização, período em que há maior transferência de anticorpos da mãe para o bebê, garantindo proteção mais eficaz nos primeiros meses de vida.
“A Prefeitura do Crato reforça a orientação para que as gestantes procurem a unidade de saúde mais próxima e mantenham sua caderneta de vacinação atualizada, contribuindo para a sua proteção e de seus bebês”, afirmou a pasta.
O que é a bronquiolite
A bronquiolite é uma doença respiratória aguda que afeta principalmente crianças com menos de dois anos, e acontece quando há inflamação dos bronquíolos, pequenas vias áreas dos pulmões.
A condição é causada principalmente por infecções virais. Apesar do VSR ser um dos maiores responsáveis pela doença, outros vírus respiratórios também podem desencadeá-la, como adenovírus, vírus parainfluenza, vírus influenza, rinovírus, entre outros.

