Compartilhar
publicidade
publicidade
Valorizando o patrimônio cultural e memória, Centro Cultural do Cariri realizará oficina de xilogravura gratuita
A ação tem como objetivo de potencializar os saberes tradicionais
Raiana Lucas
Foto: Ascom Instituto Mirante

O Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo está incentivando a produção de saberes e a salvaguarda do patrimônio cultural da região através do módulo I da oficina de Introdução à Xilogravura. A atividade será ministrada pelo artista José Lourenço, integrante da Lira Nordestina, e acontecerá entre os dias 11 e 15 de julho, das 9h às 11h, de forma gratuita. 

Neste mês, o Centro Cultural estará ativando o Ateliê de Artes e Ofícios, com o objetivo de potencializar os saberes tradicionais e contribuir para o desenvolvimento de pesquisas, interações e criações de artistas, mestres e mestras da cultura popular. A oficina de Introdução à Xilogravura faz parte dessa iniciativa e será dividida em dois módulos, que serão realizados nos meses de julho e agosto.

No primeiro módulo, os participantes terão a oportunidade de conhecer a trajetória da xilogravura no Cariri, suas técnicas e processos, desde a criação e entalhe da matriz até a impressão, incluindo também seus aspectos históricos. As inscrições foram encerradas, pois o número de inscritos foi o dobro do número de vagas. Foram disponibilizadas 15 vagas e podiam se inscrever pessoas com idade mínima de 15 anos.

A iniciativa do Centro Cultural do Cariri Sérvulo Esmeraldo busca valorizar e preservar a rica cultura da região, proporcionando oportunidades de aprendizado e fortalecimento dos saberes tradicionais. A xilogravura é uma arte que faz parte da identidade cultural do Cariri, e essa oficina oferece uma chance de mergulhar nesse mundo artístico e histórico.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria