Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Veja como 13 cidades do Cariri estão combatendo pragas que destroem plantações de milho
Redação
Foto: Ascom

Um novo conhecimento vem sendo fundamental para o controle de uma praga responsável por muitas perdas na safra do milho no Cariri. O produto combate à lagarta do cartucho, praga que safra vem causando prejuízos aos agricultores. Coo solução, está sendo usada um líquido concentrada de uma bactéria denominada Bacillus thuringiensis ou apenas bioinseticida Bt.

Desenvolvido em laboratório da Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) desde 2017, o Bt apresenta bons resultados no combate e controle da praga, tanto em lavouras de milho como em hortas.

Na área de plantio no Condomínio Dona Bia, onde começou a ser aplicado em janeiro de 2020, em cerca de seis hectares já foi possível identificar os efeitos do uso do produto.

Segundo o técnico agrícola da Ematerce Alan Douglas, do Escritório da Ematerce na Regional Crato, as vantagens da aplicação do Bt, em relação aos defensivos químicos, são muito grandes. Além de zero impacto à natureza e às culturas, a solução é facilmente produzida e sua aplicação não precisa de equipamentos de segurança.

“Infelizmente ainda há uma resistência por parte dos produtores rurais, porque com o defensivo químico ele vê o animal morrer na hora, enquanto com o Bt o veneno atua dentro do animal mais vagarosamente”, explica Alan. A Ematerce realiza a distribuição do Bt juntamente com as sementes do Programa Hora de Plantar, do Governo do Ceará por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário.

Agrofloresta

Na rotina do agricultor João Evangelista, a aplicação do Bt não serve apenas para combater a praga no plantio de milho mas, também, no cultivo de tomate cereja, alface, coentro, cebolinha e outros. No condomínio de produção familiar, o grupo de cerca de 50 famílias atua em outros polos produtivos como produção de queijo ricota, coalho, manteiga, doce, pão e bolo.

Os produtores utilizam a técnica de produção agroflorestal, que garante maior sustentabilidade de várias culturas e o melhor aproveitamento do solo. É o caso do plantio consorciado de glicerídeo com mamão, amora, açaí, baobá, achaia. Isso diversifica e descentraliza a produção dos agricultores familiares, garantindo renda durante todo o ano sem depender de bom inverno e outros fatores externos.

Atualmente, os produtores já têm compradores garantidos em feiras e com pequenos e médios empresários e comerciantes; já venderam pra o mercado institucional de merenda escolar e pretendem voltar a este segmento.

Demanda

Desde janeiro o Escritório Regional da Ematerce no Crato vem distribuindo doses do Bt nos municípios de Crato, Farias Brito, Juazeiro do Norte, Caririaçu, Barbalha, Jardim, Missão Velha, Abaiara, Santana do Cariri, Nova Olinda, Altaneira, Várzea Alegre e Granjeiro.

O Estado do Ceará é um dos maiores produtores de milho do Nordeste brasileiro, plantado, principalmente, por agricultores familiares.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade