Compartilhar
publicidade
publicidade
Vendedor de rapadura e família pernambucana mantêm tradição na Romaria de Finados
O pernambucano Vanduir, conhecido como “rei da rapadura”, e a família Miguel, mantêm a tradição de participar da Romaria de Finados, em Juazeiro do Norte.
Rogério Brito
Romeiro Vanduir vende rapadura no mesmo ponto, sob uma árvore na Praça dos Ourives, no bairro Franciscanos.
Romeiro Vanduir vende rapadura sob uma árvore na Praça dos Ourives, no bairro Franciscanos | Foto: Guto Vital/ Portal Miséria

A Romaria de Finados reúne milhares de devotos do Padre Cícero em Juazeiro do Norte, vindos de diferentes regiões do Nordeste. Entre eles estão o pernambucano Vanduir, conhecido como “rei da rapadura”, e a família Miguel, que mantém há quase um século a tradição de participar da romaria.

Vanduir tem 50 anos e participa das romarias há mais de 40. Há 30 anos, vende rapadura no mesmo ponto, sob uma árvore na Praça dos Ourives, no bairro Franciscanos. Ele lembra quando o local era apenas pedra e poeira.

“Aqui antigamente era uma seca de pedra. Aí esse pé de pau foi plantado no mês de janeiro, eu vi quando plantaram ele aqui, entendeu? Aí hoje está essa sombra, linda e maravilhosa para nós aqui”, conta.

Família Miguel

Já a história da família Miguel começou em 1932, quando a matriarca fez o percurso a pé de São Caetano (PE) até Juazeiro do Norte, em uma jornada de 32 dias. Depois, as viagens seguiram em pau de arara e hoje reúnem filhos, netos e bisnetos em caravanas.

“Ser romeiro para mim é a tradição de trazer tudo o que a minha avó ensinou, os meus pais, os tios, minhas tias. Hoje estamos aqui com os primos, pagando promessas e mostrando a fé que eles nos ensinaram”, diz Quinho Ramalho, neto da fundadora da romaria familiar.

Segundo ele, a devoção atravessou o tempo. “Da família Miguel, uns têm 45 anos de viagem, outros têm 50, 60, porque a minha avó fez a primeira em 1932 a pé. Foram 32 dias de São Caetano até aqui no Juazeiro, certo? E outros têm 10 anos, 15 anos, eu comecei em 89.”

LEIA TAMBÉM: Indígenas Kambiwá visitam túmulo do Padre Cícero durante Romaria de Finados

Assista a reportagem completa:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
TV Miséria