
Tradicional corrida de jumentos do Sítio Amaro Coelho Foto: Reprodução
A vereadora Jacqueline Gouveia (MDB) voltou a apresentar, pela terceira vez, um projeto de lei que busca proibir a realização de corridas de jumentos em Juazeiro do Norte. A nova proposta deu entrada na Câmara Municipal neste mês de maio e aguarda os pareceres das comissões técnicas para ser votado no plenário.
A parlamentar já havia apresentado matérias semelhantes em 2022 e 2023, mas ambas foram rejeitadas pelo plenário. Em 2022, por exemplo, o projeto foi derrotado por 8 votos a 3. A vereadora justifica que a iniciativa visa combater práticas que expõem os animais a maus-tratos e risco de morte apenas para fins de entretenimento.
Se aprovado, o projeto deverá impedir a realização de eventos como a tradicional corrida de jumentos do Sítio Amaro Coelho, realizada anualmente em julho. Na quinta-feira (22), Jacqueline pediu celeridade na tramitação para que a matéria seja votada antes da realização do evento. Ela afirmou ainda estar sendo alvo de boicote.
“O projeto da proibição da corrida de jumento, que mais um ano eu vou tentar, o projeto também da substituição das carroças. Eu sei que vão derrubar, mas eu quero que pelo menos o projeto seja votado antes que aconteça o evento”, declarou.