Foto: Ascom/Prefeitura de Juazeiro do Norte.
A Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte (VISA) apreendeu medicamentos para emagrecimento que estariam sendo comercializados de forma irregular por uma clínica veterinária em funcionamento no município. A ação ocorreu na última quinta-feira (29), após o recebimento de uma denúncia anônima.
Durante a fiscalização, foram apreendidos cinco frascos da marca Lipoless, quatro frascos de T.G.15, três frascos de Gluconex, um frasco de Tirzec e uma caneta de Retatrutide, da Synedica Labs. Segundo a VISA, os produtos não possuem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para comercialização ou uso no Brasil.
De acordo com a Anvisa, apenas uma lista restrita de substâncias com efeito emagrecedor é autorizada no país. Mesmo quando aprovados, esses medicamentos só podem ser comercializados por farmácias legalmente registradas, mediante prescrição médica e retenção de receita.
A Vigilância Sanitária alerta que o uso de substâncias não autorizadas ou de medicamentos sem acompanhamento profissional pode representar sérios riscos à saúde, incluindo a possibilidade de óbito. Conforme a gestão municipal, será instaurado um Processo Administrativo para apuração e investigação do caso.