Equipe da Vigilância Sanitária realiza fiscalização em bares, restaurantes e supermercados. Foto: Guto Vital / Portal Miséria.
Diante do aumento dos casos suspeitos de intoxicação por metanol no Ceará, a Vigilância Sanitária de Juazeiro do Norte ampliou a fiscalização nos bares, restaurantes e supermercados. Apesar da cidade ainda não ter notificado nenhum paciente com suspeita de intoxicação, o objetivo da ação é identificar possíveis fraudes ou irregularidades nas bebidas.
Segundo Everton Alves, coordenador do setor, a fiscalização tem ocorrido com frequência. “E também orientar aos proprietários sobre essa questão do metanol e sobre a regularidade das bebidas para que eles possam comprar sempre de vendedores confiáveis com nota fiscal e também com o alvará sanitário”, explicou.
Até o momento não foi registrado nenhuma irregularidade. No entanto, o coordenador alerta para que a população também esteja atenta aos sinais de fraude:
- Se a rotulagem condiz com as demais marcas originais;
- Se os registros estão compatíveis como registrado no MAPA (Ministério da Agricultura e Pecuária), órgão responsável por registrar as bebidas;
- Ao suspeitar de fraudes, o ideal é comunicar a Vigilância Sanitária para que a equipe faça a análise do material.
Em caso de irregularidades, o estabelecimento pode ter o lote das bebidas apreendidas, além de sofrer interdição até que seja apurado se a falsificação é verdadeira ou não. “E também vai estar sujeito a multas, porque é algo que prejudica a saúde da população e não pode ficar impune”, finaliza Everton.
Assista a reportagem:
Ver essa foto no Instagram

