Placa de zona azul | Foto: Rogério Brito/ Miséria/M1
Em entrevista ao Portal Miséria/M1, o prefeito do Crato, André Barreto (PT), detalhou o funcionamento do novo sistema de Zona Azul, que será implantado de forma gratuita no município. A proposta prevê até duas horas de estacionamento sem cobrança, com o objetivo de garantir a rotatividade de vagas no centro da cidade e facilitar o acesso ao comércio e aos serviços.
Segundo o gestor, os motoristas só terão custos caso ultrapassem o tempo permitido. Nesses casos, a penalidade seguirá o que já está previsto no Código de Trânsito Brasileiro para estacionamento irregular. A iniciativa, de acordo com a gestão municipal, busca organizar o fluxo de veículos sem onerar a população. “Isso facilita o comércio, facilita os negócios. E eu tenho certeza que é uma iniciativa muito interessante”, afirmou.
Antes do início da fiscalização, será realizado um período experimental de, no mínimo, 30 dias. Durante essa fase, a Secretaria de Segurança, em conjunto com o Demutran, irá orientar os condutores sobre o funcionamento do sistema, incluindo o uso de um aplicativo específico para controle do tempo de estacionamento. A medida tem como objetivo garantir que a população esteja informada e adaptada antes da efetiva aplicação das regras.
Confira a entrevista:
Ver essa foto no Instagram

