Compartilhar
publicidade
Acumulado de chuvas nos primeiros meses do ano é o maior desde 2009, aponta Funceme
Acumulado de chuvas nos primeiros meses do ano é o maior desde 2009, aponta Funceme
A partir do mês do maio, a tendência é a redução nos volumes acumulados (Natinho Rodrigues/Diário do Nordeste)

As chuvas acumuladas no primeiro trimestre da quadra chuvosa de 2020 foram as maiores desde 2009, segundo o balanço da Federação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), divulgado nesta segunda-feira (4). O volume médio acumulado em todo o Ceará nos meses de fevereiro, março e abril foi de 652,6 milímetros.

Em janeiro de 2020, a Funceme havia previsto um prognóstico positivo para as chuvas durante os primeiros meses do ano. A probabilidade era de 45% de precipitações acima da média entre os meses de fevereiro e abril. De acordo com o balanço desta segunda (4), o volume acumulado no período foi equivalente a 28% acima da média.

A primeira previsão apontava ainda chances de 35% de chuvas dentro do normal e de 20% de precipitações abaixo do volume esperado para a quadra chuvosa.

“Apesar dos bons números nós temos municípios que as chuvas acumuladas nem chegaram a média do periodo. A gente percebeu uma irregularidade na distribuição dessa chuva”, afirmou a gerente de metereologia da Funceme, Meiry Sakamoto, em relação as chuvas em 2020.

Segundo o presidente da instituição, Eduardo Sávio Martins, a Funceme investe em pesquisas para elevar a acertabilidade nas previsões. “Nós estamos trabalhando agora em como melhorar a estimativa dessa probabilidade. A gente precisa incorporar dados mais recentes, usar climatologias mais recentes como referência. Os últimos anos foram muitos ricos para a gente em termos de cooperações”, afirma.

Confira as regiões com maiores acumulados:

– Litoral de Fortaleza – 877,4 mm
– Litoral Norte – 862,1 mm
– Região do Cariri – 780,3 mm
– Maciço de Baturité – 728,9 mm
– Litoral do Pecém – 710,7 mm
– Serra da Ibiapaba – 646,3 mm
– Região do Jaguaribe – 580,6 mm
– Sertão Central – 551,6 mm

Fonte: Diário do Nordeste

Comentar
+ Lidas