Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Como educar a sua audiência com uso de vídeos?
Agência Miséria
Foto: George Milton/Pexels

Você pode até não saber, mas muita gente lá fora, na internet, precisa do seu serviço.

Mas existe um problema: eles ainda não sabem disso. Por esta razão, muitas empresas educam o público por meio de conteúdo, e claro, de vídeos.

Você anda fazendo isso? Ainda não? Então esse artigo é para você!

Educando seu público da forma certa: Use vídeos!

O mundo da produção de conteúdo possui muitas estratégias. Mas hoje daremos foco na produção de vídeos e de conteúdo audiovisual.

Caso você ainda não saiba, os vídeos são hoje o tipo de conteúdo com mais interações nas redes sociais, e na internet como um todo.

As pessoas fazem milhares de buscas diariamente no Youtube e no Google, e por trás dessas buscas, moram intenções de compra. Elas precisam ter uma saúde melhor, aprender novas coisas (cursos) ou precisam de novas roupas e utilitários de moda. São milhares de intenções e dúvidas, respondidas por esses conteúdos.

E também existem os serviços, e é aqui que o conteúdo e vídeo brilha. Isso porque são compras que precisam de uma explicação maior, e que o ciclo de compra e venda é maior.

Nota: Caso precise de um bom editor de vídeo, use este feito para redes sociais.

Como fazer sua marca ser notada?

Vamos explicar agora o que está por trás da produção e ideação de conteúdo: Hoje os clientes se informam antes de tomar qualquer iniciativa de compra. Eles pesquisam e lêem a respeito do que querem.

Sendo assim, as empresas devem criar meios naturais para que eles descubram suas marcas em meio a suas pesquisas e em meio às dúvidas que possuem. Isso funciona tanto com textos na internet, como vídeos no Youtube.

Existem estratégias certas para chamar atenção do público na internet, e quando você segue bem elas, o tráfego e seu site e volume de clientes crescem com o tempo.

Os vídeos podem ser até trabalhosos em um primeiro instante, mas será um pilar de valor estático, que continuará no ar por anos, respondendo a uma dúvida ou “dor” do seu público. Basta um vídeo, para continuar trazendo pessoas até seu produto, por meses a fio.

Por onde começar na produção de conteúdo?

Existem diversas formas de criar conteúdo para otimizar a experiência com o cliente, e para interagir com eles.

Fizemos uma breve lista para dar algumas pistas de onde começar e investir seu tempo (e dinheiro) na hora de educar e de se aproximar de seus leads e futuros clientes.

1)Tutoriais e aulas

Não importa em qual rede social você esteja, os tutoriais sempre são acessados por inúmeras pessoas. E muitos desses tutoriais se vinculam ao seu produto.

Se você vende câmeras, por exemplo, você cria conteúdo que ensina a usar elas. Se você ensina inglês, você disponibiliza algumas aulas online. Entendeu?

Os tutoriais costumam responder a uma pergunta ou “dor” que as pessoas possuem, e acabam encontrando você e seu conteúdo.

E nessa primeira visita, se os possíveis leads encontrarem algo bem elaborado, podem compartilhar para outras pessoas ou até mesmo se tornarem seus clientes.

Quando você cria verdadeiras aulas e cursos em forma de vídeo, seu material cria muito valor para sua marca ou figura pública. E os efeitos disso são sentidos por muito tempo (por anos até).

Aulas e mini cursos são ótimas fontes de tráfego orgânico para seu site ou página de destino.

Tudo que você deve fazer é criar as chamadas (CTAs) corretas, mostrando um grande valor por trás do seu produto ou proposta.

2)Eventos ao vivo

Use em sua estratégia de marketing webinars e outros tipos de eventos ao vivo, mas sem exagero.

Fazer toda semana vídeos dessa forma pode saturar seu público.

Esse tipo de vídeo chama muita atenção e as redes sociais colocam em lugar de destaque na plataforma, mesmo que você tenha poucos seguidores. O Youtube, por exemplo, dá visibilidade especial em sua home para eventos que estão sendo transmitidos naquele momento.

Transmissões ao vivo é uma excelente estratégia para chamar atenção de pessoas que ainda não conhecem sua marca, e elas podem interagir no chat com você ou sua empresa.

3)Programa ou série recorrente

Alguns profissionais de marketing criam séries praticamente diárias, que falam sobre temas de suas áreas. Em trechos de 5 minutos, onde eles se filmam com uma tela do celular ou do computador, eles passam uma dica para seus seguidores.

O mais interessante é que esse conteúdo vai para o Instagram, por exemplo, e também se torna um episódio de podcast. O ideal é que você use mais de um tipo de plataforma para fazer suas publicações ou compartilhamentos, pois assim você alcançará mais pessoas.

Com isso você vai gerar familiaridade com o público, que se sentirá mais a vontade de comprar algo ou consumir de sua marca, pois já viu ou ouviu falar do seu conteúdo. O público enxerga você como uma autoridade, e estará mais disposta a seguir suas dicas e sugestões feitas no seus vídeos ou em seu canal.

Por que se preocupar com o relacionamento duradouro com o público?

As dicas de hoje foram feitas para fazer você notar a importância de educar seu público e de ensinar eles sobre seu serviço/produto.

Muitas vezes o público entende parcialmente o que você faz, ou não entende como você pode ajudá-los.

Quanto ao relacionamento, seu maior papel na estratégia de vendas, é que você estará mais próximo dos seus clientes do que seus concorrentes. Você será visto nas redes sociais e será um verdadeiro professor, em que eles confiam e “tiram dúvidas” por meio de seu conteúdo.

Por isso, caso não tenha nenhuma estratégia de conteúdo ou de vídeos, pense seriamente em desenvolver uma com sua equipe.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade