
Foto: Reprodução
Este domingo (7) é a data limite para que candidatos inscritos no Concurso Nacional Unificado que desistiram de fazer as provas solicitem a devolução do valor da taxa de inscrição. A medida busca atender pessoas que foram prejudicadas pelo adiamento do exame, inicialmente previsto para ocorrer em 5 de maio.
A data da prova foi remarcada para 18 de agosto, em decorrência da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Destaca-se que devolução da taxa elimina a participação do candidato no certame.
O pedido de reembolso deverá ser feito por meio da plataforma do Concurso, na área do candidato, com login e senha do portal de serviços digitais do governo federal. Ao solicitar a devolução, também será necessário informar os dados bancários, agência e conta corrente. Ainda é obrigatório que a pessoa solicitante seja a única titular da conta corrente indicada.
A quantia será devolvida após a aplicação das provas. Vale lembrar que pessoas que se candidataram a cargos de nível médio pagaram R$ 60 pela inscrição, enquanto candidatos à vagas de nível superior, R$ 90.
De acordo com o novo cronograma do CNU, divulgado na quinta-feira (4,), o resultado final das provas será divulgado em 21 de novembro. A previsão de posse nos cargos públicos é janeiro de 2025.
Confira o novo cronograma:
- Publicação do cronograma completo: 4 de julho;
- Pedido de reembolso para aqueles que não podem ou não querem mais realizar o CNU na nova data: 5 a 7 de julho;
- Abertura do sistema para candidatos aptos a solicitar alteração do local de prova: 5 a 7 de julho;
- Acesso aos cartões de confirmação: 7 de agosto;
- Provas objetivas e discursiva: 18 de agosto;
- Divulgação dos cadernos de provas: às 20h de 18 de agosto;
- Divulgação preliminar dos gabaritos das provas objetivas: 20 de agosto;
- Divulgação dos resultados finais: 21 de novembro;
- Início da convocação de aprovados para posse: janeiro de 2025.