Foto: Reprodução
Moradores da Rua Professora Valdomira Ribeiro Lima, no bairro Triângulo, em Juazeiro do Norte, questionam a derrubada de árvores da espécie nim indiano realizada nesta terça-feira (30). “Foram todas as árvores que tinha na rua”, relatou um morador ao Miséria.
O morador afirmou não saber quem foi o responsável pela ação. O Miséria procurou a Autarquia Municipal de Meio Ambiente de Juazeiro do Norte (Amaju) e aguarda retorno.
Segundo o relato, a árvore que ficava em frente à casa de sua avó foi cortada no tronco, sem aviso prévio. Ele contou que a planta havia sido cultivada por seu avô, falecido no início do ano, que havia pedido à companheira que cuidasse dela.
“Minha avó ficou inconformada com o corte das árvores, principalmente a que ficava na frente da casa, que teria sido plantada pelo meu avô. Ele tinha muito zelo por ela e sempre pedia para que minha avó cuidasse bem dela quando ele morresse”, disse.
Ainda de acordo com o morador, uma vizinha chegou a abraçar uma das árvores pedindo para que não fosse derrubada. “Falaram que era por causa do asfalto, que iriam cortar todas as árvores para asfaltar a rua”, completou.
Em nota, a Prefeitura de Juazeiro do Norte informou que os cortes de árvores realizados “fazem parte das ações de pavimentação previstas no Programa Psiu Juazeiro”. Segundo o comunicado, as árvores removidas eram da espécie Nim-indiano, que possui “raízes agressivas e invasivas, capazes de causar danos à estrutura das vias públicas”.
Ainda de acordo com a nota, “a retirada das árvores tem caráter preventivo”, com o objetivo de evitar danos futuros à pavimentação. Como medida compensatória, a Prefeitura afirmou que “serão plantadas novas árvores de espécies nativas nas calçadas das mesmas ruas”.
Confira o vídeo:
Ver essa foto no Instagram

