Foto: Arquivo/Agência Brasil
Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostram que o desmatamento da Amazônia Legal teve queda de 61% em janeiro. A região teve 167 quilômetros quadrados desmatados durante o período, em dezembro, o índice chegou a 430 quilômetros quadrados. Os números foram obtidos com base nos alertas feitos pelo Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).
Correspondendo a 59% do território brasileiro, a Amazônia Legal compõe uma área total de 5 milhões de quilômetros quadrados, formada pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e parte do Maranhão.
De acordo com o Inpe, “o sistema dá suporte à fiscalização e controle de desmatamento e da degradação florestal realizadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e demais órgãos ligados a esta temática”.
Os alertas feitos pelo Deter produzem sinais diários de alteração na cobertura florestal em áreas maiores que 3 hectares, tanto para áreas totalmente desmatadas como para aquelas em processo de degradação florestal. Devido à menor resolução das imagens/sensores utilizados e restrições de cobertura de nuvens, os dados podem ser revisados.
Nova política ambiental
No discurso de posse do presidente Lula (PT), a retomada da pauta ambiental foi citada como prioridade do novo governo. O chefe do executivo reforçou o compromisso com o desmatamento zero no bioma.
Ao assumir o Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva criticou a política ambiental do governo anterior e ressaltou o compromisso do novo governo com a defesa do meio ambiente, especialmente na Amazônia.

