
Foto: Ascom SPS
Onélia Santana, convidada pela governadora do Ceará, Izolda Cela, tomou posse como titular da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), na tarde desta terça-feira (19). A ex-primeira dama idealizou o Programa Mais Infância Ceará, que se tornou em lei durante o governo Camilo Santana.
“Nosso Estado tem ido na contramão do Governo Federal, ampliando o acesso da nossa população às políticas sociais e a Onélia é uma das responsáveis pelo investimento nas políticas de desenvolvimento da primeira infância”, lembrou Izolda.
Durante a cerimônia de posse, Onélia afirmou que recebe a missão com honra e responsabilidade, “nesta casa há desafios enormes a serem enfrentados, mas já temos feito muita coisa, a exemplo da Casa da Mulher Cearense, no Cariri, e das muitas políticas voltadas para primeira infância. Prometo me dedicar com todas as minhas forças para que as 14 políticas executadas nesta Pasta cheguem até as famílias que estão nos locais mais distantes e de difícil acesso do Ceará”, completou.
Socorro França, que esteve à frente da Secretaria, também participou da posse de Onélia, “que alegria estarmos aqui reunidos para receber a professora Onélia como titular desta Secretaria. Onélia vem nos ensinando nestes últimos sete anos sobre políticas públicas assertivas para a infância e se estabeleceu como uma referência nesta política por sua competência e compromisso com o povo cearense”, pontuou.
Currículo
Onélia Maria Moreira Leite de Santana é graduada em Letras Língua Portuguesa pela Universidade Regional do Cariri (URCA), psicopedagoga clínica e institucional pela Unichristus e doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC/SP e está concluindo MBA em Gestão Pública pela PUC. Formada em Liderança Executiva em Desenvolvimento da Primeira Infância (Harvard) e em Políticas Públicas para o Desenvolvimento da Primeira Infância (Insper-SP), Onélia Santana atuou como secretária de Assistência Social de Juazeiro do Norte, primeira-dama do Ceará e é presidente do Comitê Consultivo Intersetorial das Políticas de Desenvolvimento Infantil do Estado do Ceará (CPDI), ex-primeira-dama do Ceará e idealizadora do Programa Mais Infância Ceará, do Governo do Ceará.