
Foto: Raiana Lucas
Os moradores das ruas Nossa Senhora Medianeira da Paz, Pedro Esmeraldo Pinheiro e José Esmeraldo Pinheiro reclamam da falta d’água desde o último dia 17 de setembro. “A água começou vir em horários determinados, e com pouca força, nem subia para caixa d’água”, conta a moradora do bairro, Ana Pinheiro.
Na terça-feira, 19 de setembro, o abastecimento foi cessado de vez. O Técnico em Segurança do Trabalho, Moizes de Sousa, conta que quase todos os moradores já ligaram para a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), pedindo explicações, e para cada um deles foi dado uma resposta e prazo diferente sobre o reestabelecimento. “A última vez que liguei eles disseram que estavam trocando umas tubulações, e que o prazo para o abastecimento voltar era dia 30 de setembro”, explicou Moizes.
Outra moradora relata que ao ligar para companhia, foi informada que um rodízio seria feito, e no horário de 5h às 10 da manhã a água chegaria, com baixa pressão, mas chegaria. O que não aconteceu, segundo ela.
Moradores contam com a solidariedade dos vizinhos. Aqueles que ainda possuem água nos seus reservatórios em casa, dividem com os demais. Outros têm apelado pela compra de água mineral, ou de poços artesianos de vizinhos.
Em nota, a Cagece informou que “A ocorrência de falta d’água no bairro São José, em Juazeiro do Norte, foi ocasionada por um desequilíbrio no sistema devido ao aumento no consumo de água da região. A companhia reforça que equipes técnicas estão trabalhando em intervenções nas redes, além de realizarem um rodízio no abastecimento da localidade. A previsão é que o serviço seja normalizado até o final da semana.”