Compartilhar
publicidade
publicidade
Paralisada desde 2022, obra da Unidade Prisional Regional do Cariri deve ser retomada após determinação da Justiça
A decisão determina que, em até dois meses, seja apresentado um cronograma para a retomada da reforma e ampliação da unidade.
Bruna Santos
Foto: Reprodução/Google Street View

As obras da Unidade Prisional Regional do Cariri (UPCariri), paralisadas desde setembro de 2022, devem ser retomadas pelo Estado após uma liminar concedida pela Justiça na última sexta-feira (14). A decisão determina que, em até dois meses, seja apresentado um cronograma para a retomada da reforma e ampliação da unidade. Caso o prazo não seja cumprido, será aplicada uma multa diária de R$ 10 mil, destinada ao Fundo Penitenciário Estadual.

A reforma da UPCariri teve início em agosto de 2021, após a contratação da empresa vencedora da licitação, mas foi interrompida em setembro do ano seguinte. Segundo a Ação Civil Pública movida pela 17ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte, a estrutura do presídio é obsoleta, apresenta limitações e enfrenta problemas de superlotação.

Nas fiscalizações, o Ministério Público verificou que a Unidade Prisional enfrenta superlotação de reeducandos. “O que prejudica a separação adequada entre internos provisórios e condenados, primários e reincidentes, de acordo com a gravidade das condutas”, afirma o órgão em site oficial.

Ainda, o Estado deve apresentar prazos específicos para cada etapa do processo de reforma, incluindo a conclusão do projeto básico, elaboração de planilha orçamentária, licitação, contratação e execução da obra.

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade