Compartilhar
Publicidade
Publicidade
Médico gastroenterologista dá dicas de como evitar doenças inflamatórias intestinais
O mês de maio celebra o "Maio Roxo", que promove a conscientização das doenças inflamatórias intestinais, bem como alerta para o diagnóstico precoce.
Maurício Júnior
Foto: Guto Vital

Entre diversas campanhas, o mês de maio também celebra o “Maio Roxo”, que promove a conscientização das doenças inflamatórias intestinais, bem como alerta para o diagnóstico precoce dos distúrbios intestinais. Com isso, a equipe de reportagem do Portal Miséria esteve na manhã desta quinta-feira (9), no Hospital Maternidade São Vicente de Paulo, onde conversou com o médico gastroenterologista Ricardo Siqueira sobre os aspectos do assunto.

De acordo com o profissional, as doenças inflamatórias intestinais são mais comuns em pessoas jovens, no entanto, não isenta de aparecer nos mais velhos.

Ele destaca que as causas são multifatoriais, que acometem a mucosa do intestino. Entre os fatores está a alimentação, como dietas ricas em carboidratos, e consumo de alimentos fermentáveis.

As doenças inflamatórias intestinais mais comuns são a Retocolite Ulcerativa (RCU), e a Doença de Crohn (DC). Ricardo aponta que a maior forma de apresentação é por meio de diarreia crônica, com presença de sangramento e muco.

O médico ainda falou se o consumo de carnes, alimentos ultraprocessados, leite, entre outros, são relacionados às doença.

Assista abaixo esses e mais detalhes na entrevista completa:

Compartilhar
Comentar
+ Lidas
Publicidade