
Foto: Guto Vital/ Portal Miséria
O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), entregou nesta segunda-feira (12) a primeira sala de atendimento preferencial para pessoas com fibromialgia do município. O espaço funcionará no Centro de Dermatologia, no bairro Santa Tereza.
Na ocasião, Glêdson anunciou que o local ofertará diversos serviços, incluindo marcação de exames, agendamento de consultas especializadas e entrega de carteirinhas para pessoas diagnosticadas com fibromialgia, desde que apresentem laudo médico.
“Agora a prefeitura acolhe, designa um local específico. Ela traz essas pessoas para que possam ter um atendimento prioritário para um exame, uma consulta, para um encaminhamento, se necessário, uma cirurgia”, disse o prefeito em entrevista à TV Miséria.
Dados da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) apontam que aproximadamente 5 milhões de pessoas convivem com a fibromialgia no país. A condição crônica provoca dores generalizadas, especialmente nos músculos e tendões, e pode afetar a qualidade de vida dos pacientes.
“[A sala] é um grande passo. Juazeiro larga na frente. É uma necessidade ter esse ponto de apoio. Além de se tornar um ponto de apoio, vai se tronar um local de referência para a reumatologia”, reforçou Izabel Cristina, presidente do Instituto de Fibromialgia e Doenças Relacionadas (Infibrece).