Foto: Ivan Pacheco
Foi confirmada na manhã desta quinta-feira (6) a morte do diretor de teatro e dramaturgo Zé Celso Martinez, ele tinha 86 anos e estava internado em um hospital da capital paulista desta a última terça-feira (4). Ele deu entrada na unidade hospitalar com um quadro grave, devido a uma série de queimaduras que sofreu após um incêndio atingir o apartamento em que residia na zona sul da cidade de São Paulo.
Zé Celso é considerado um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, tendo revolucionado a forma de produção teatro no país. Ele foi o criador do teatro oficina, referência em inovação e pesquisa teatral. Ele também foi responsável por levar ao teatro a linguagem tropicalista.
O incêndio que atingiu o local em residia com o marido, segundo informações preliminares, teria iniciado com a queda de um dos aquecedores do ambiente. Zé Celso chegou ao hospital com mais de 50% do corpo queimado, chegou a passar por cirurgias, mas, acabou não resistindo a gravidade dos ferimentos.
Zé Celso e o marido, o ator Marcelo Drummond, com quem viveu por 37 anos, haviam casado há cerca de um mês, na sede do teatro oficina. Drummond também sofreu algumas queimaduras, porém, sem gravidade excessiva.

